quarta-feira, 14 de abril de 2010

DIA DO CAFÉ.

Puro, com leite, com canela, com chantilly, com chocolate e tantas outras combinações, o café é a bebida mais popular do país. Quem gosta, não abre mão dele nem nos dias mais quentes.
Uma das lendas mais aceitas e divulgadas sobre a descoberta desta planta maravilhosa, é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes, e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio.

O pastor notou que as frutas eram fonte de alegria e motivação e, somente com a ajuda delas, o rebanho conseguia caminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis.

Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge apanhou um pouco das frutinhas e levou consigo até o monastério.
Ele começou a utilizá-los na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava, ou em suas longas horas de leitura do breviário.
Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen.

.............................................

PETIT GATEAU DE CAFÉ

. 250g de chocolate meio amargo em pedaços.
. 1 xícara pequena de café forte e frio.
. 1 1/4 xícaras de chá de manteiga.
. 5 gemas.
. 5 ovos.
. 3/4 xícaras de chá de farinha de trigo.
. sorvete de creme para acompanhar.
Unte com manteiga e farinha de trigo, 12 forminhas com 7cm de diâmetro e reserve.
Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 270ºC.
Numa tigela refratária apoiada sobre sobre uma panela com água bem quente, sem deixar ferver, derreta o chocolate e a manteiga, mexendo delicadamente.
Adicione o café e misture novamente.
Numa outra tigela, misture as gemas com os ovos e o açúcar. Junte o chocolate derretido com o café e a farinha aos poucos, mexendo bem.
Disribua a massa nas forminhas.
Asse por 7 mins.
Retire do forno e desenforme.
Sirva quente acompanhado de sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário